·
Colocar em um varal alguns recortes de gêneros
textuais, com um pregador com o nome do gênero não correspondente, ao que
estar indicando. Convidar dois professores para colocar os pregadores nos
lugares correspondentes ao gênero. Ao terminar o tempo, conferir qual dos
professores conseguiu colocar mais pregador com o gênero correto.
Cada um devera
sussurrar no ouvido do outro a característica de uma lenda para que o outro
tente identificar o personagem da
referida lenda. Slide:Discutir o gênero
textual: LENDA
|
Foi distribuído
entre os professores placas com os níveis do Sistema de Escrita Alfabética;
Em seguida apresentamos um slide com atividade de alguns alunos, e os professores levantavam as placa de acordo
com o nível de evolução conceitual da escrita em
que se encontrava aquele aluno. Fizemos uma discussão sobre as
características dos níveis segundo Emilia Ferreiro a evolução da escrita
passa por algumas etapas nas quais as crianças repete, em sua historia
particular a historia da escrita.Mas é necessário ressaltar que tal evolução
não ocorre da mesma forma para todas
as crianças , pois cada uma tem seu ritmo próprio.Em seguido sugerimos alguns jogos que contemplasse a
psicogênese.
Nesta reunião percebemos a grande dificuldade que os professores sentem
em identificar os níveis da psicogênese da língua escrita em que os alunos se
encontram e fazer as devidas intervenções. De acordo coma a revista Nova Escola
edição de abril 2012, a evolução da escrita
silábico-alfabética para a alfabética é repleta de especificidades.
Conhecê-las é fundamental para avaliar adequadamente o desenvolvimento dos
alunos e melhor ajudá-los a avançar.
|
Usamos a Dinâmica OLHO MÁGICO para fazer a reflexão e discussão do texto 3 da
unidade 1, Avaliação no ciclo de alfabetização, foi ótimo todos participaram
atentamente.Concluímos com Slide: AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO,
não havendo duvidas de como devemos avaliar os alunos no ciclo de
alfabetização, apesar de alguns professores não concordarem com a Diretrizes
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010
), concluímos essa atividade combinando que todos deveriam fazer o
Portfólio dos seus alunos.
|
Assistimos ao vídeo “Ler para estudar: aves em
extinção”. Esse vídeo diminuiu um pouca a angustia da maioria dos professores
que tem turmas multisseriadas, perceberam que essa realidade não é somente de
nossa região, o vídeo trouxe dicas importante de como trabalhar com essas
turmas e os pontos principais que foram destacados foram a questão das
intervenções adequada e as orientações das atividades devem ser bem orientada e
esclarecidas pelo professor.
Realizamos
a dinâmica da trilha, convidamos dois professores. Onde cada professor escolheu
um envelope que continha frases sobre as diferentes hipótese da psicogênese da língua
escrita. Ela deveria ler e identificar qual o nível correspondente. Se acertasse
ficaria na mesma casa, se errasse andaria uma casa, em direção ao lobo. Ganha o
jogo quem ficar mais longe do lobo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário