quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Dinâmicas






 ·         Colocar em um varal alguns recortes de gêneros textuais, com um pregador com o nome do gênero não correspondente, ao que estar indicando. Convidar dois professores para colocar os pregadores nos lugares correspondentes ao gênero. Ao terminar o tempo, conferir qual dos professores conseguiu colocar mais pregador com o gênero correto.




Cada um devera sussurrar no ouvido do outro a característica de uma lenda para que o outro tente  identificar o personagem da referida lendaSlide:Discutir o gênero textual: LENDA







Foi distribuído entre os professores placas com os níveis do Sistema de Escrita Alfabética; Em seguida apresentamos um slide com atividade de alguns alunos, e  os professores levantavam as placa de acordo com o nível de evolução conceitual da escrita     em que se encontrava aquele aluno. Fizemos uma discussão sobre as características dos níveis segundo Emilia Ferreiro a evolução da escrita passa por algumas etapas nas quais as crianças repete, em sua historia particular a historia da escrita.Mas é necessário ressaltar que tal evolução não ocorre  da mesma forma para todas as crianças , pois cada uma tem seu ritmo próprio.Em seguido  sugerimos alguns jogos que contemplasse a psicogênese.
Nesta reunião percebemos a grande dificuldade que os professores sentem em identificar os níveis da psicogênese da língua escrita em que os alunos se encontram e fazer as devidas intervenções. De acordo coma a revista Nova Escola edição de abril 2012, a evolução da escrita silábico-alfabética para a alfabética é repleta de especificidades. Conhecê-las é fundamental para avaliar adequadamente o desenvolvimento dos alunos e melhor ajudá-los a avançar.





Usamos a Dinâmica OLHO MÁGICO para  fazer a reflexão e discussão do texto 3 da unidade 1, Avaliação no ciclo de alfabetização, foi ótimo todos participaram atentamente.Concluímos com Slide: AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO, não havendo duvidas de como devemos avaliar os alunos no ciclo de alfabetização, apesar de alguns professores não concordarem com a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos (RESOLUÇÃO Nº 7, DE 14 DE DEZEMBRODE 2010 ), concluímos essa atividade combinando que todos deveriam fazer o Portfólio dos seus alunos.


 Assistimos ao vídeo “Ler para estudar: aves em extinção”. Esse vídeo diminuiu um pouca a angustia da maioria dos professores que tem turmas multisseriadas, perceberam que essa realidade não é somente de nossa região, o vídeo trouxe dicas importante de como trabalhar com essas turmas e os pontos principais que foram destacados foram a questão das intervenções adequada e as orientações das atividades devem ser bem orientada e esclarecidas pelo professor.

Realizamos a dinâmica da trilha, convidamos dois professores. Onde cada professor escolheu um envelope que continha frases sobre as diferentes hipótese da psicogênese da língua escrita. Ela deveria ler e identificar qual o nível correspondente. Se acertasse ficaria na mesma casa, se errasse andaria uma casa, em direção ao lobo. Ganha o jogo quem ficar mais longe do lobo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário