quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Projeto Folclore





POLO EDUCACIONAL V NOSSA SENHORA DO ROSARIO
Povoado Frei Apolônio
Diretora- Elenilda de Jesus
Vice –diretora –Durvalice Maria da Silva
Coordenadora Cleilda Castro Dantas de Almeida
Secretaria Ana Mércia de  Carvalho
Antas 03\08\2013
PROJETO FOLCLORE
O Folclore Brasileiro é um dos mais ricos do mundo. As diversas manifestações culturais do povo de acordo com a população de cada região demonstram o quanto o Nordeste é riquíssimo, dispondo de vários ritmos, danças e uma mistura de cores impressionante, são formas de expressão popular, que retratam a alma e a cultura de um povo que venceu as dificuldades da vida e vive com muita alegria e esperança.


OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste projeto é levar a criança a tomar contato com algumas manifestações populares da Região Nordeste. Com o intuito de desenvolver o hábito de pesquisa, bem como incentivar o gosto pela leitura, teatro, música e dança que fazem parte da cultura Nordestina.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar a importância das manifestações culturais da região nordeste para a cultura popular.
Conhecer a cultura, valorizá-la e respeitá-la.
Fortalecer a cidadania compreendendo o contexto em que vive.
Formar senso crítico e acumular bagagem cultural.

ATIVIDADES:
Pesquisa sobre o Folclore do Nordeste.
Confecção de objetos(utensílios,brinquedos)artesanato da região para exposição.
Apresentação de dança típica: dança do coco,capoeira,bumba meu boi.
Apresentações teatrais: encenação sobre a lenda do papa figo,lobisomem,ou a escolher.
Brinquedos cantados.
Brincadeiras populares.
Apresentações didáticas musicais.
Concurso de poemas amorosos.
Concurso de trava-língua e adivinhações.

MONTAR UM ÁLBUM FOLCLÓRICO COM OS SEGUINTES ASSUNTOS:
Este álbum pode ser em dupla ou individual fica a critério do professor.

um remédio caseiro
cinco adivinhas
três provérbios
duas frases de pára-choque de caminhão
um artesanato
uma parlenda
duas festas
uma musica
duas danças
quatro brincadeiras
três receitas de comidas
quatro superstições
duas lendas

ESTRATÉGIA:
Com as crianças e adolescentes, conversar e expor materiais referentes ao tema;
 Em cada semana será trabalhado uma característica histórica, e/ou técnica de cada oficina relacionada ao tema folclore.
AVALIAÇÃO:
Será feita observando o interesse a participação dos alunos na realização das
atividades propostas.e na construção do álbum que foi realizado em casa com a família

Nenhum comentário:

Postar um comentário