POLO EDUCACIONAL V NOSSA SENHORA DO ROSARIO
Povoado Frei Apolônio
Diretora- Elenilda de Jesus
Vice –diretora –Durvalice Maria da Silva
Coordenadora Cleilda Castro Dantas de Almeida
Secretaria Ana Mércia de
Carvalho
Antas 03\08\2013
PROJETO FOLCLORE
O Folclore Brasileiro é um dos
mais ricos do mundo. As diversas manifestações culturais do povo de acordo com
a população de cada região demonstram o quanto o Nordeste é riquíssimo,
dispondo de vários ritmos, danças e uma mistura de cores impressionante, são
formas de expressão popular, que retratam a alma e a cultura de um povo que
venceu as dificuldades da vida e vive com muita alegria e esperança.
OBJETIVO GERAL:
O objetivo deste projeto é levar a
criança a tomar contato com algumas manifestações populares da Região Nordeste.
Com o intuito de desenvolver o hábito de pesquisa, bem como incentivar o gosto
pela leitura, teatro, música e dança que fazem parte da cultura Nordestina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Demonstrar a importância das
manifestações culturais da região nordeste para a cultura popular.
Conhecer a cultura, valorizá-la e respeitá-la.
Conhecer a cultura, valorizá-la e respeitá-la.
Fortalecer a cidadania
compreendendo o contexto em que vive.
Formar senso crítico e acumular
bagagem cultural.
ATIVIDADES:
Pesquisa sobre o Folclore do Nordeste.
Confecção de objetos(utensílios,brinquedos)artesanato da região para exposição.
Apresentação de dança típica: dança do coco,capoeira,bumba meu boi.
Apresentações teatrais: encenação sobre a lenda do papa figo,lobisomem,ou a escolher.
Brinquedos cantados.
Brincadeiras populares.
Apresentações didáticas musicais.
Concurso de poemas amorosos.
Concurso de trava-língua e adivinhações.
MONTAR UM ÁLBUM FOLCLÓRICO COM OS
SEGUINTES ASSUNTOS:
Este
álbum pode ser em dupla ou individual fica a critério do professor.
um
remédio caseiro
cinco
adivinhas
três
provérbios
duas
frases de pára-choque de caminhão
um
artesanato
uma
parlenda
duas
festas
uma
musica
duas
danças
quatro
brincadeiras
três
receitas de comidas
quatro
superstições
duas
lendas
ESTRATÉGIA:
Com as crianças e adolescentes, conversar e expor materiais referentes ao tema;
Com as crianças e adolescentes, conversar e expor materiais referentes ao tema;
Em cada semana será trabalhado uma característica
histórica, e/ou técnica de cada oficina relacionada ao tema folclore.
AVALIAÇÃO:
Será feita observando o interesse a participação dos alunos na realização das atividades propostas.e na construção do álbum que foi realizado em casa com a família
AVALIAÇÃO:
Será feita observando o interesse a participação dos alunos na realização das atividades propostas.e na construção do álbum que foi realizado em casa com a família
Nenhum comentário:
Postar um comentário