quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Estudos em grupos e apresentações


No estudo em grupo, refletimos sobre as formas de planejamento que utilizamos e como organizamos a rotina em sala de aula. Observamos que o nosso maior desafio é motivar os professores para fazer os planejamentos da suas aulas adaptando a proposta dos livros didáticos a realidade da sua turma. Sabemos que a vida de professor é muito sobrecarregada de atividade extraclasse e por isso destacamos os relatos de experiência como um dos pontos mais importante da formação, enriquecendo assim a vida profissional e pessoal dos professores. 

Nas apresentações dos grupos todos relataram a importância de brincar, de jogar como forma de levar as crianças a imaginar, sonhar, divertir-se e, sobretudo aprender. Sabemos que a brincadeira ocupa um lugar de destaque na vida das crianças, dentro e fora da escola e concluímos as apresentações dos grupos, todos concordaram com a seguinte citação: "Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo.Se é triste ver meninos sem escola,mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar,com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."(Carlos Drummond de Andrade).

Nas discussões percebemos que a maioria de nossas crianças não brinca de roda, ficou combinado que durante o mês de junho os professores iriam trabalhar com o resgate das cantigas e brincadeiras de rodas populares.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário