No estudo em grupo, refletimos sobre as formas de
planejamento que utilizamos e como organizamos a rotina em sala de aula.
Observamos que o nosso maior desafio é motivar os professores para fazer os
planejamentos da suas aulas adaptando a proposta dos livros didáticos a
realidade da sua turma. Sabemos que a vida de professor é muito sobrecarregada
de atividade extraclasse e por isso destacamos os relatos de experiência como um dos
pontos mais importante da formação, enriquecendo assim a vida profissional e
pessoal dos professores.
Nas apresentações dos grupos todos
relataram a importância de brincar, de jogar como forma de levar as crianças a
imaginar, sonhar, divertir-se e, sobretudo aprender. Sabemos que a brincadeira
ocupa um lugar de destaque na vida das crianças, dentro e fora da escola e
concluímos as apresentações dos grupos, todos concordaram com a seguinte
citação: "Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo.Se é
triste ver meninos sem escola,mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados
em salas sem ar,com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."(Carlos
Drummond de Andrade).
Nas discussões percebemos que a maioria de nossas crianças não brinca de
roda, ficou combinado que durante o mês de junho os professores iriam trabalhar
com o resgate das cantigas e brincadeiras de rodas populares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário