quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sequênci Didática Viviana, a Rainha do pijama





Escola Pólo Educacional V Nossa Senhora do Rosário
Professora: Alda Mirian de Carvalho
Turma: Multi 1º e 2º Ano

Sequência didática
OBJETIVO:
·         Desenvolver no aluno o prazer pela leitura.
·         Ampliar o universo de referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento e melhorar as práticas de letramento.
·         Identificar os personagens da história.
·         Identificar as palavras VIVIANA, PIJAMA, LEÃO, PINGUIM, JACARÉ, GIRAFA, POLVO, MACACO, URSO, E VENCEDOR
·         Identificar a estrutura de um convite.
·         Escrever espontaneamente um convite para sua festa do pijama.

Tempo de duração: 3 Aulas

RECURSOS: Tapete, figuras, livro Viviana, a Rainha do pijama, Cartaz, quadro, livro, ,

1º Momento                                               
Ø  Organizar vários livros no cantinho de leitura e pedir que cada aluno escolha o que mais lhe chamou à atenção.
Ø  Após escolhacada um vai sentar, folhear o livro e ler ao seu modo. Nesse momento, o/a professor (a) também estará com um livro que escolheu junto com os alunos.
Ø  Depois fazer a leitura para que todos compreendam.

2º Momento
Livro: Viviana, a Rainha do pijama
Biografia Steve Webb
  A professora colocará um tapete para os alunos deitarem e ouvirem a história.
  Explorar a capa do livro.
  A professora contará a história para os alunos.
       A professortraçará a ordem em que os fatos acontecerem começando pelo LEÃO que foi o primeiro convidado da festa de Viviana.
      Sortear um aluno para levar o livro para ler em casa, e fazer o reconto no dia seguinte.

3º Momento
        Solicita ao aluno para recontar a história do livro Viviana, a Rainha do pijima
         Fazer a análise fonológica das palavras.(como o livro é muito extenso escolher um dos bilhetes que viviana fez para os convidados).
      Trabalhar a estrutura do convite.
       .
4° Momento
      O professor colocará no quadro algumas frases dos convites da historia e pedirá para os alunos circularem as palavras que serão ditadas pelo professor.

5º Momento
   Os alunos escreverão o convite, depois colocarão o nome dos animais que foram seus convidados.Quem escolher colocar o nome dos colegas de classe, explicar que a primeira letra começa com a letra maiúscula.
       Fazer a revisão e correção
     Socializar os convites com a turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário