quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Plano de Aula - Texto Base Animais de A á Z



ROTEIRO DO PLANO DE AULA
PLANEJAMENTO DA     ETAPA    MÊS    SEMANA
EMEF: Jutahy Magalhães
Professo(a): Maiara Matos do Nascimento
Série: 1º Ano C

PARA GOSTAR DE LER (Seleção de textos significativos; cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação  a faixa etária dos conteúdos das mensagens, evitando  preconceito de raça, sexo, gênero, credo)
OBJETIVO:   Estimular a leitura prazerosa por parte do aluno;
ESTRATÉGIA:  
Ler a historia do livro usando um boneco de pano

RECURSO: 
Almofadas;  Tapetes;  Livro de literatura.
RODA DE LEITURA E ORALIDADE (Aquisição da leitura e desenvolvimento da fala, com compreensão)
OBJETIVO :
Desenvolver a  leitura com o auxílio do cartaz nº 3 e aprimorar a oralidade.
ESTRATÉGIA :
Fazer a releitura do cartaz nº 3; ( confeccionar uma cartaz com gravuras de animais da região)
Dividir a turma em pequenos grupos e peça aos alunos que brinquem de jogo da memória com as fichas dos animais. À medida que forem formando os pares, sugira que leiam o nome do animal.

RECURSOS:
Fichas dos animais de A à Z; Texto base curiosidades do mundo animal de A à Z (cartaz nº 3).
LENDO E COMPREENDO (Apropriação da leitura compreensiva)
OBJETIVO :
Identificar semelhanças e diferenças gráfica das letras;
Identificar a fonologia das letras do alfabeto.

ESTRATÉGIA:
Chamar a atenção dos alunos para os cartazes 1 e 2 e utilizando o alfabeto móvel peça  que eles identifiquem a letra inicial dos nomes dos animais nas fichas, observando a grafia das letras maiúsculas e minúsculas.

RECURSOS: Cartazes de A à Z; Fichas de animais de A à Z; Alfabeto móvel; Caderno de atividades.
AQUISIÇÃO DA ESCRITA (Apropriação do sistema alfabético)
OBJETIVO :
Analisar a estrutura e fonologia das palavras, identificando sua letra inicial;
Associar as letras do alfabeto à letra inicial do nome do animal.

ESTRATÉGIA:
Explorar a escrita dos nomes dos animais citados na atividade (Naja, Puma e Rena), para que possam ter facilidade no momento da escrita destes;
Realizar (em dupla) a atividade da página 40 do caderno do aluno
RECURSOS:
Cartaz 1, 2 e 3; Fichas dos animais; Caderno de atividades (página 40).
ESCREVENDO DO SEU JEITO (Escrita espontânea)
OBJETIVO:
Desenvolver a escrita espontânea dos alunos.
ESTRATÉGIA:
Escolher o nome do animais das gravuras.
Realizar a atividade da página 41 do caderno do aluno, observando o nível de escrita dos mesmos.
RECURSOS:
Caderno de atividades (pág. 41).









Nenhum comentário:

Postar um comentário