ROTEIRO DO PLANO DE AULA
|
PLANEJAMENTO
DA 1ª
ETAPA 2º MÊS
5ª SEMANA
|
EMEF:
Jutahy Magalhães
Professo(a):
Maiara Matos do Nascimento
Série:
1º Ano C
|
PARA GOSTAR DE LER (Seleção de textos significativos;
cuidado na escolha dos gêneros, verificando a adequação a faixa etária dos conteúdos das mensagens,
evitando preconceito de raça, sexo,
gênero, credo)
|
OBJETIVO: Estimular a leitura
prazerosa por parte do aluno;
|
ESTRATÉGIA:
Ler a historia do
livro usando um boneco de pano
|
RECURSO:
Almofadas;
Tapetes; Livro de literatura.
|
RODA DE LEITURA E ORALIDADE (Aquisição da leitura e
desenvolvimento da fala, com compreensão)
|
OBJETIVO :
Desenvolver a leitura com o auxílio do cartaz nº 3 e
aprimorar a oralidade.
|
ESTRATÉGIA :
Fazer a releitura do cartaz nº 3; ( confeccionar uma
cartaz com gravuras de animais da região)
Dividir a turma em pequenos grupos e peça aos alunos
que brinquem de jogo da memória com as fichas dos animais. À medida que forem
formando os pares, sugira que leiam o nome do animal.
|
RECURSOS:
Fichas dos
animais de A à Z; Texto base curiosidades do mundo animal de A à Z (cartaz nº
3).
|
LENDO E COMPREENDO (Apropriação da leitura
compreensiva)
|
OBJETIVO :
Identificar semelhanças e
diferenças gráfica das letras;
Identificar a fonologia
das letras do alfabeto.
|
ESTRATÉGIA:
Chamar a atenção dos alunos para os cartazes 1 e 2 e
utilizando o alfabeto móvel peça que
eles identifiquem a letra inicial dos nomes dos animais nas fichas,
observando a grafia das letras maiúsculas e minúsculas.
|
RECURSOS: Cartazes
de A à Z; Fichas de animais de A à Z; Alfabeto móvel; Caderno de atividades.
|
AQUISIÇÃO DA ESCRITA (Apropriação do sistema
alfabético)
|
OBJETIVO :
Analisar a estrutura e
fonologia das palavras, identificando sua letra inicial;
Associar as letras do
alfabeto à letra inicial do nome do animal.
|
ESTRATÉGIA:
Explorar a escrita dos nomes dos animais citados na
atividade (Naja, Puma e Rena), para que possam ter facilidade no momento da
escrita destes;
Realizar (em dupla) a atividade da página 40 do
caderno do aluno
|
RECURSOS:
Cartaz 1, 2 e 3; Fichas dos
animais; Caderno de atividades (página 40).
|
ESCREVENDO DO SEU JEITO (Escrita espontânea)
|
OBJETIVO:
Desenvolver a escrita
espontânea dos alunos.
|
ESTRATÉGIA:
Escolher o
nome do animais das gravuras.
Realizar a atividade da página 41 do caderno do
aluno, observando o nível de escrita dos mesmos.
|
RECURSOS:
Caderno de atividades (pág.
41).
|
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Plano de Aula - Texto Base Animais de A á Z
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário