Sequência Didática
|
Data:_ 16
/ 09/ 2013
Unidade
educacional:_Polo Educacional II Santa Terezinha
PROFESSOR(A):Gilzete Guilherme dos
Santos
|
Atividades e Procedimentos:
|
Acolhida. Rotina Diária: Oração, Chamada;
hora do deleite
|
Roda de Leitura
·
Os
alunos disposto em circulo nas carteirasreceberão livros deØ literatura infantil para fazerem a
leitura.
|
Língua
portuguesa:Texto:AS BORBOLETAS
A professora fará a leitura
individual com cada aluno. Componente Curricular Situação didática
Gênero
textual:Poesia
No
1º momento abordarei sobre o autor da poesia
(Vinícius de Moraes). Em seguida, frei alguns questionamentos, como:
·
Qual é o
gênero textual?
·
Qual é a
estrutura desse texto?
Logo
após,os questionamentos farei a leitura da poesia “As borboletas”. Em
seguida, distribuirei para cada aluno algumas frases do texto xerocopiado em
folha de papel A4 em letra bastão tamanho 100, para facilitar a compreensão
dos alunos do 1º ano. Essa metodologia de texto fatiado é muito interessante
, uma vez que a professora na medida que ia lendo a criança levantava e
colocava no chão formando a poesia.
No 2º momento coloquei exposto em um tapete lápis com borboletas
confeccionadas com EVA, nas cores que aparece na poesia (preto, amarelo, azul
e branca). Nesse momento explorei Matemática: cores, quantidades e adição.
Solicitarei os alunos a escolherem a corque preferia formássemos grupos de
acordo com as core para fará soma das borboletas, a quantidade de lápis e
pirulito utilizados. Então quanto somaria. As borboletas os lápis que foram
colados nas borboletas e os pirulitoscolados no lápis e assim fomos formando
os problemas. Em seguida, os alunos
farão o registro no caderno
No
3º momentoComponente Curricular Situação
didática: Ciências: a metamorfose
das borboletas, o dia e a noite (escuridão). Explorar a metamorfose das
borboletas, fazendo relação com uma observação da transformação de uma
borboleta que apareceu na parede da escola. Todos os dias observava e tirava
foto do desenvolvimento da crisálida(casulo) da borboleta. Para fundamentar
levei um esquema xerocopiado com o esquema da transformação da borboleta.
Dessa forma, eles puderam estabelecer relação com o concreto e com a
fundamentação.
No
4º momentodistribuireiuma atividade escrita
onde tos responderam sozinhos. E acertaram tudo.
No
5º momento observarei o desempenho dos alunos.
Assim, pode-se verificaro quanto foi proveitoso e gratificante trabalhar
interdisciplinar adoraram os mimos e ficaram muito felizes e o que é mais
importante aprenderam a fazer relação
e observar que se apressar os essa
transformação pode-se matar a borboleta e taramos uma lição que cada coisa em
seu tempo.
OBS:
A atividade em anexo pode ser
utilizada como para casa ou atividade em classe.
As crianças poderão, além de realizar as atividades pedidas nos enunciados pintar as cores das borboletas . Ex... pintar de azul o nome borboletas azuis... Circular sempre que encontrarem na poesia o nome borboleta |
ESCOLA_____
_______________________________________________________________
ALUNO
_________________________________________DATA
_________/_______/2013
PROFESSORA:_________________________________________SÉRIE/ANO:____________
ATIVIDADECOMPLEMENTAR
VAMOS LER A
POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
AMARELAS
E PRETAS
BRINCAM NA LUZ
AS BELAS BORBOLETAS.
BORBOLETAS BRANCAS,
SÃO ALEGRES E FRANCAS.
BORBOLETAS AZUIS,
GOSTAM MUITO DE LUZ.
AS AMARELINHAS,
SÃO TÃO BONITINHAS!
E AS PRETAS, ENTÃO...
Oh! QUE ESCURIDÃO!
VINÍCIUS
DE MORAES
1)
CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA: BORBOLETA
2)
QUANTAS VEZES A PALAVRA APARECE NO TEXTO?
3)
OBSERVE A PALAVRA BORBOLETA :
A) QUANTAS LETRAS ELAPOSSUI?
___________________________________________
B) QUAIS AS LETRAS QUE SE REPETEM?
____________________________________________
4)
O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:
(
) UMA MÚSICA ( ) UMA POESIA ( ) UMA RECEITA
5)
O TEXTO FALA SOBRE:
(
) AS JOANINHAS ( ) AS TARTARUGAS ( ) AS BORBOLETAS
6)
PINTE NO TEXTO O TÍTULO
7) COPIE DO TEXTO O NOME DO AUTOR DA
POESIA. _________________________________________________
8) PINTE E DEPOIS ESCREVA AS CORES DAS
BORBOLETAS QUE APARECEM NO TEXTO.
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário