quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sequência Didática AS BORBOLETA



Sequência Didática
     Data:_  16 / 09/ 2013
Unidade educacional:_Polo Educacional II Santa Terezinha
PROFESSOR(A):Gilzete Guilherme dos Santos
Atividades e Procedimentos:
 Acolhida. Rotina Diária: Oração, Chamada; hora do deleite
Roda de Leitura
·         Os alunos disposto em circulo nas carteirasreceberão livros deØ literatura infantil para fazerem a leitura.
Língua portuguesa:Texto:AS BORBOLETAS
A professora fará a leitura individual com cada aluno. Componente Curricular Situação didática
Gênero textual:Poesia

No 1º momento abordarei sobre o autor da poesia (Vinícius de Moraes). Em seguida, frei alguns questionamentos, como:
·         Qual é o gênero textual?
·         Qual é a estrutura desse texto?
Logo após,os questionamentos farei a leitura da poesia “As borboletas”. Em seguida, distribuirei para cada aluno algumas frases do texto xerocopiado em folha de papel A4 em letra bastão tamanho 100, para facilitar a compreensão dos alunos do 1º ano. Essa metodologia de texto fatiado é muito interessante , uma vez que a professora na medida que ia lendo a criança levantava e colocava no chão formando a poesia.

No 2º momento coloquei exposto em um tapete lápis com borboletas confeccionadas com EVA, nas cores que aparece na poesia (preto, amarelo, azul e branca). Nesse momento explorei Matemática: cores, quantidades e adição. Solicitarei os alunos a escolherem a corque preferia formássemos grupos de acordo com as core para fará soma das borboletas, a quantidade de lápis e pirulito utilizados. Então quanto somaria. As borboletas os lápis que foram colados nas borboletas e os pirulitoscolados no lápis e assim fomos formando os problemas.   Em seguida, os alunos farão o registro no caderno
No 3º momentoComponente Curricular Situação didática: Ciências: a metamorfose das borboletas, o dia e a noite (escuridão). Explorar a metamorfose das borboletas, fazendo relação com uma observação da transformação de uma borboleta que apareceu na parede da escola. Todos os dias observava e tirava foto do desenvolvimento da crisálida(casulo) da borboleta. Para fundamentar levei um esquema xerocopiado com o esquema da transformação da borboleta. Dessa forma, eles puderam estabelecer relação com o concreto e com a fundamentação.
No 4º momentodistribuireiuma atividade escrita onde tos responderam sozinhos. E acertaram tudo.

No 5º momento observarei o desempenho dos alunos. Assim, pode-se verificaro quanto foi proveitoso e gratificante trabalhar interdisciplinar adoraram os mimos e ficaram muito felizes e o que é mais importante aprenderam  a fazer relação e observar que se  apressar os essa transformação pode-se matar a borboleta e taramos uma lição que cada coisa em seu tempo.

OBS:  A atividade em anexo pode ser utilizada como para casa ou atividade em classe.
As crianças poderão, além de realizar as atividades pedidas nos enunciados pintar as cores das borboletas . Ex... pintar de azul o nome borboletas azuis... Circular sempre que encontrarem na poesia o nome borboleta



ESCOLA_____ _______________________________________________________________
ALUNO _________________________________________DATA  _________/_______/2013
PROFESSORA:_________________________________________SÉRIE/ANO:____________

ATIVIDADECOMPLEMENTAR
VAMOS LER A POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES
AS BORBOLETAS
BRANCAS
AZUIS
 AMARELAS
 E PRETAS
 BRINCAM NA LUZ
AS BELAS BORBOLETAS.

BORBOLETAS BRANCAS,
SÃO ALEGRES E FRANCAS.

 BORBOLETAS AZUIS,
GOSTAM MUITO DE LUZ.

 AS AMARELINHAS,
SÃO TÃO BONITINHAS!

E AS PRETAS, ENTÃO...
Oh! QUE ESCURIDÃO!
                                     VINÍCIUS DE MORAES
1) CIRCULE NO TEXTO A PALAVRA: BORBOLETA
2) QUANTAS VEZES A PALAVRA APARECE NO TEXTO?
3) OBSERVE A PALAVRA BORBOLETA :
A) QUANTAS LETRAS ELAPOSSUI?
___________________________________________
B) QUAIS AS LETRAS QUE SE REPETEM?
____________________________________________
4) O TEXTO QUE VOCÊ LEU É:
( ) UMA MÚSICA ( ) UMA POESIA ( ) UMA RECEITA
5) O TEXTO FALA SOBRE:
( ) AS JOANINHAS ( ) AS TARTARUGAS ( ) AS BORBOLETAS
6) PINTE NO TEXTO O TÍTULO
7) COPIE DO TEXTO O NOME DO AUTOR DA POESIA. _________________________________________________
8) PINTE E DEPOIS ESCREVA AS CORES DAS BORBOLETAS QUE APARECEM NO TEXTO.
______________________________________________________________________












Nenhum comentário:

Postar um comentário